FARINHA DE FRUTAS PARA UM BOM EMAGRECIMENTO

Farinha de frutas oferece diversos benefícios para a saúde

Nutricionistas alertam que para conseguir todas as vantagens da farinha de banana verde, maracujá, uva ou açaí, é preciso beber muita água.
A farinha de banana verde é o auge hoje das farinhas porque já está comprovado que a fibra dela é conhecida como amido resistente.
Ele vai alimentar as boas bactérias que nós temos no intestino, o que provoca uma menor absorção de glicose, menor absorção de gordura e um funcionamento intestinal melhor.
Na farinha feita com o bagaço da laranja o poder de queimar gorduras é ainda maior, mas atenção: é preciso ter certeza que é a laranja citrus aurantium, caso contrário, a pessoa consome a farinha de laranja, como fonte de fibra.
A farinha de maracujá tem pectina, uma fibra solúvel que além de ajudar no controle do colesterol e do nível de açúcar no sangue, reduz a absorção da gordura dos alimentos. Segundo pesquisas a pectina se transforma numa espécie de gel no estômago e diminui a fome.
Estudos já comprovaram também que a farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. “Também rica em resveratrol, ajuda a evitar o câncer”, diz Karin Honorato, nutricionista
Já os atletas podem usar a farinha do açaí, que tem todos os benefícios revigorastes da fruta, com uma vantagem: tem a metade das calorias da polpa. “O açaí é uma fruta calórica devido aos seus lipídios, a farinha não tem lipídios”,explia a nutricionista.

Atenção: para conseguir todos esses benefícios é preciso beber muita água, pelo menos oito copos por dia. É que as fibras precisam de líquido pra ajudar o intestino a funcionar bem. Sem água, o efeito pode ser contrário.
Se o desejo maior for de emagrecer, o ideal é consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, no máximo quatro colheres por dia, mas se o interesse for pelos outros benefícios das farinhas ela pode ser misturada até no feijão com arroz.
A chef e nutricionista, Andrezza Eufrázio, ensina como fazer a farinha de maracujá:
Ingredientes
1Kg de maracujá
Modo de preparo:
- Lave bem os maracujás em água corrente.
- Coloque-os em uma solução com 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária por 10 minutos.
- Enxague e seque-os.
- Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
- Corte a casca em tirinhas finas, ponha numa assadeira e asse em forno médio (aproximadamente 70°C) por cerca de 4 horas ou até que fiquem sequinhas.
- Espere esfriar.
- Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
- Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Informações Nutricionais (Porção de 30g):
- Valor Calórico: 40Kcal
- Carboidratos: 8g
- Proteína: 2g
- Gorduras Totais: 0g
- Gorduras Saturadas: 0g
- Colesterol: 0mg
- Fibra Alimentar: 18g
- Çálcio: 78mg
- Ferro: 2mg

- Sódio: 0mg.
-
Onde conseguir farinha de frutas? É melhor fazê-la em casa ou comprá-la pronta?
“Às vezes, a fibra da fruta está concentrada na parte que jogamos fora.
Por exemplo, quando a gente quer consumir maracujá, fazemos um suco. Não consumimos aquela polpa branquinha, que é onde está maior quantidade de fibras e que normalmente dispensamos”, explicou.
A farinha de maracujá, inclusive, tem um outro benefício que vai agradar quem quiser perder alguns quilos.
Segundo a nutricionista, essa farinha é a que mais auxilia no emagrecimento.
“A fibra chamada pectina, que existe no maracujá, é muito importante para isso. Além disso, a farinha inibe a absorção de gordura”, disse.
Mas fez questão de ressaltar que é necessário tomar bastante água junto. "Senão pode não funcionar, pode ficar com o intestino preso.”
O fato de a farinha de frutas ter muitos benefícios não significa, no entanto, que ela possa ser ingerida em excesso.
Não existe relação entre a quantidade a ser tomada e o peso da pessoa, mas em todo caso o ideal é até três colheres de sopa de farinha por dia.
“Uma colher já dá um aporte vitamínico bem interessante. Não dá para dar uma quantidade de fibras muito grande para o seu organismo se ele não está acostumado. Pode haver acúmulo de gases.
Depois, você pode passar a tomar duas e então três colheres”, disse, acrescentando que, mesmo nessa quantidade, o melhor é ir consumindo de pouquinho em pouquinho ao longo do dia - de manhã, à tarde e à noite.
Além disso, ela destacou que não devemos substituir completamente a fruta pela farinha proveniente dela.
“Tem que ter um equilíbrio.
Quando estou mastigando uma maçã ou banana, estou trabalhando minha musculatura e a parte motora, o que ativa a liberação de suco gástrico, essencial para a digestão da comida. A farinha precisa funcionar como um complemento. Quando levamos a fruta para o forno, alguns nutrientes como a vitamina C também se oxidam. Portanto, é importante sempre comermos a fruta in natura também.”
Onde comprar
“Hoje em dia é fácil conseguir farinha de frutas em lojas de fitoterápicos”.
“Mas é sempre importante saber a procedência dela.
Às vezes as pessoas agem de má fé, colocam farinha de trigo no meio para render mais. Então eu recomendo que veja a embalagem atentamente”.
Independentemente de você comprar a farinha ou fazer na sua própria casa, a nutricionista reforçou que a forma de conservá-la é a mesma: num recipiente fechado e seco. “Para fazer a farinha, tiramos toda a água da fruta. Se ela ficar úmida, pode estragar. Não é bom deixá-la exposta.”

Comentários

  1. Obrigada pelas dicas!
    Eu frutas são sempre bem vindas e ainda em farinha para emagrecer, bom d+++!

    beijinjos....

    ResponderExcluir
  2. Sonia que dicas maravilhosa, adorei!!!, vc explica tudo bem direitinho, eu gosto muito dessas farinha, são super versatéis, parabéns pelo post, bj♥kas, Ana, ;)...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por vir visitar-me, sinta-se à vontade e volte quando quiser.
Deixe aqui seu recadinho.
Vou ficar muito feliz.
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

DOCE DE ABÓBORA DE PANELA DE PRESSÃO

CAPONATA NAPOLITANA

AS DICAS E TÉCNICAS PARA UM BOLO PERFEITO