AS DICAS E TÉCNICAS PARA UM BOLO PERFEITO

As Dicas e Técnicas para Bolo.
Estas dicas eu peguei em um um livro de culinária da minha avó, de 1962, (Enciclopédia Internacional de Alimentação), eu sei que hoje existem produtos industrializados que substituem a antiga pasta americana feita em casa, e a massa elástica também.
Mas para quem gosta de saber como fazer as dicas são boas.
foto da web
  1. Use todos os ingredientes em temperatura ambiente, manteiga, líquidos, ovos, etc...
  2. Bata as claras até ficar firme, mas nunca demais, pois pode ressecar a massa do bolo.  
  3. Peneire a farinha para aerar, não é só para procurar resíduos e sim, para deixar a farinha aerada.
  4. O bolo cresce melhor. O ideal é peneirar duas vezes, a segunda pode já ser com o fermento ou o bicarbonato quando consta na receita. Só depois de peneirar a farinha é que se mede a quantidade utilizada.
     
  5. Agite a embalagem do fermento, ele é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados pois se separam em repouso.
  6. Nunca guarde o fermento na geladeira, ele se altera com mudança de temperatura, pra baixa ou alta, se for gelado, altera uma vez, tirando da geladeira para usar, altera a segunda vez, isto faz com que fique fraco.
  7. Separe todos os ingredientes antes de começar a bater a massa.
  8. Após bater as claras em neve, e as gemas com a gordura (manteiga ou margarina) e o açúcar refinado, misture os ingredientes secos peneirados juntos alternando com os líquidos , misturando delicadamente de cima para baixo.
  9. Por último coloque as claras em neve, em duas etapas, primeiro agregue metade das claras preparando a massa, que depois irá receber o restante, misturado delicadamente deixando o bolo ainda mais fofo.

  10. Em vez de untar a assadeira, use papel manteiga, ele sai com o bolo quente, com o bolo frio, depois da massa congelada, se fizer várias placas de bolo pode ser uma maneira de armazenar sem que grudem, além de facilitar a limpeza da assadeira e não sujar pincel para pincelar.
  11. Não unte as laterais, normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois,  o fato de estar untado, bloqueia esse processo, rachando nas laterais. Depois de assado, passe nas laterais uma faquinha que ele se descola.
  12. Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.
  13. Para verificar se está assado coloque um palito não no centro da massa. O palito tem que estar limpo e seco.
  14. Se achar que o bolo está muito corado e ainda cru no centro, cubra com papel alumínio com a parte brilhante voltada para o bolo.
  15. Deixe o bolo esfriar em cima de uma grade, para que circule o ar por baixo da assadeira e evite colocar em bancadas frias.
  16. Abacaxi e outras frutas cítricas antes de ser colocada em recheios tem que passar por fervuras ou escaldamentos, depois a elas podem ser agregadas caldas de açúcar ou não. Isso feito, a fruta não vai alterar o sabor do recheio.
  17. Quando colocar o fermento no bolo não bater muito, pois ele perde suas propriedades comprometendo o desenvolvimento do bolo. 
Dicas para Bolos Artísticos:
  • Separe com antecedência todo o material necessário.
  • Use sempre produtos de boa qualidade, garantindo um resultado satisfatório.
  • Não use produtos que você não conhece antes de testá-los.
  • Nunca recheie e monte um bolo artístico no mesmo dia (principalmente se for receber a pasta americana).
  • Para que seu bolo fique firme sem risco de quebrar, faça a massa sempre um dia antes da montagem.
  • Use ovos grandes, pois terá bolos fofos
  • Use sempre farinha de trigo especial peneirada para aerar a massa.
  • Misture sempre o fermento em pó com um garfo antes de utiliza-lo.
  • Após retirar o bolo do forno, espalhe um pouco de farinha de trigo sobre a massa. Este procedimento retira o cheiro de ovo.
  • Em seus bolos, use essência de baunilha laranja para obter uma massa amarelinha e muito saborosa.
  • Substituindo manteiga por margarina na massa de bolo, acrescente uma colher de chá de essência de manteiga. Assim deixará seu bolo gostoso.
  • Use sempre recheios duráveis (nunca com frutas in natura), pois os bolos artísticos requerem muito tempo para decoração.
  • Utilize sempre caldas neutras, apenas com água, açúcar e essências. Assim é mais seguro que o bolo não azede.
  • Para bolo amanteigado, não regue muito, pois a manteiga já deixa o bolo úmido e fofo o bastante.
  • Tome muito cuidado com as cores. Em bolos para casamentos, use tons pastéis.
  • Cuidado com os corantes. Sempre coloque aos pouquinhos. É mais fácil escurecer do que clarear uma massa.
  • Deixe sempre as pastas e glacês tingidos descansarem por no mínimo 20 minutos para fixar as cores.
  • Sempre treine desenhos e esculturas antes da confecção do bolo, e nunca no próprio bolo.
  • Pratique bastante e crie um estilo próprio.
  • Se o bolo requer muito tempo para decorar, deixe-o todo montado (regado e recheado) de véspera, coberto por papel alumínio e leve a geladeira. Retire da geladeira 2 hs antes de cobrir e decorar.
  • Para facilitar seu trabalho, prepare a pasta americana um dia antes de cobrir o bolo. Deixe guardada em saco plástico. Na hora de usar amasse, se tiver muito dura acrescente água morna (de uma em uma colher (sopa) até ficar macia).
  • Em bolo de andar, tome cuidado com a altura de cada um para que não fique desproporcional
  • Em bolos com laços e drapeados, faça-os com uma altura entre 8 e 11 cm.
  • Capriche nos recheios, pois eles valorizam o bolo tanto quanto sua decoração.

Bolo de noiva
foto da web

Massa

Ingredientes
500 g de manteiga
500 g de açúcar
500 g de farinha de trigo
5 ovos inteiros
500 g de ameixa sem caroço
1 xícara de chá de achocolatado
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de chá de baunilha
1 colher de café de sal
250 g de frutas cristalizadas
250 g de passas, sem caroço, dormidas em uma xí­cara de vinho tinto
Raspa de um limão a gosto

Preparo
Prepare um doce de ameixa separadamente, cobrindo as ameixas picadas com água e acrescentando uma xí­cara de chá de açúcar. Deixa no fogo até ficar bem firme e soltar da panela.

Bata a manteiga com o açúcar, acrescente os ovos um a um e bata mais um pouco. Misture todos os ingredientes secos e adicione à massa. Acrescente os demais ingredientes, misture, e por último, junte o doce de ameixa já preparado.

Asse em forma untada e forrada com papel manteiga, dos lados e no fundo. Unte o papel manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Use forno baixo entre 100 e 120 graus, pré-aquecido, durante 3 a 4 horas.

 Pasta americana (cobertura de açúcar)



Ingredientes

6 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
2 colheres de sopa de gordura vegetal
2 colheres de sopa de glucose
1 kg de açúcar impalpável (açúcar de confeiteiro adicionado proporcionalmente de amido de milho)

Preparo
Dissolva a gelatina com água em banho-maria, acrescente a glucose e a gordura e misture bem. Coloque um pouco do açúcar em uma bacia, faça um buraquinho no meio do açúcar e adicione a mistura. Siga misturando e colocando o açúcar aos poucos, até a pasta ficar macia. Coloque-a em um saco plástico e guarde dentro de um depósito plástico com tampa. Deixe fora da geladeira por 24 horas.

No dia seguinte, trabalhe a pasta colocando um pouco mais de açúcar com as mãos untadas com um pouco de gordura. Quando soltar da mão, está no ponto. Não coloque muito açúcar para não ressecar – vá adicionando em pequenas doses. Passe gordura em cima da superfície onde vai abrir a pasta e polvilhe com açúcar impalpável. Coloque a pasta, abra com o rolo e vá polvilhando com o açúcar impalpável até o diâmetro do bolo.

 Glacê real


Ingredientes
1 clara de ovo
250 g de açúcar impalpável
Suco de um limão pequeno

Preparo
Coloque a clara na batedeira em velocidade baixa. Acrescente o açúcar aos poucos, até atingir o ponto de um creme espesso. Adicione o suco de limão e aumente a velocidade, batendo por 10 minutos. Para trabalhos mais duráveis, substitua o suco de limão por uma colher (de café) de ácido cítrico (suco de limão em pó). O ponto do glacê é quando faz-se um pico e ele não desce. Usa-se para trabalhos mais maleáveis, como caminho sem fim, filigranas, flores e trabalhos com bicos.

 Massa elástica


Ingredientes
130 g de açúcar comum
105 ml de água
1 colher de sopa de gelatina em pó e sem sabor
5 colheres de sopa de gordura vegetal
2 colheres de sopa de glucose
200 g de açúcar impalpável (açúcar de confeiteiro adicionado proporcionalmente de amido de milho)
2 colheres de sopa de CMC (goma encontrada em farmácias de manipulação)
2 claras

Preparo
Prepare uma calda em ponto de fio fraco com o açúcar e 80 ml de água. À parte, dissolva a gelatina com os 25 ml de água restante, junte a calda com a gelatina dissolvida e acrescente a gordura, a glucose, o açúcar peneirado com o CMC e, por último, as claras de ovo sem bater. A massa ficará em ponto de “massa mãe” - nem mole, nem dura, porém mais para mole. Deixe descansar 24 horas na geladeira antes de usar. Quando for utilizar, amasse novamente acrescentando mais açúcar impalpável. Usa-se para trabalhos mais duros, com maior rigidez, como laços, flores e folhas.





Comentários

  1. Puxa! Adorei todas as dicas. Não sou boa no preparo de bolos, mas seguindo esses detalhes acredito que chego lá. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois saiba que eu sou um craque, quando se trata de preparo de bolos, mas nunca dispenso um a dica, um macete, um conselho de quem é autoridade no assunto.
      Amo cozinhar, tanto doce quanto salgado.

      Excluir
    2. Tenho apenas uma duvida:
      Ao prensar o bolo(por muito tempo), não corre o risco de ele ficar duro, empanquecado, pesado?? Pergunto, pois, costumo umedec~e-lo com muito guaraná.
      E o recheio não sofre com isso??

      Excluir
    3. Bolos que levam pasta americana como cobertura tem que regar pouco para não umedecer,após tirar da geladeira deixar ficar em temperatura ambiente para poder trabalhar com a pasta,o tempo de geladeira não influi na qualidade do bolo!

      Excluir
  2. Bom dia Suné!!! Vim tomar café por aqui,
    Estou enchendo a barriga com meu pãozinho e os olhos com teu post, maravilhoso!!!
    tenha uma linda semana querida.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar dicas tão boas.
    Amei as imagens que você usou.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Suné,

    Quantas dicas maravilhosas, sou uma pessoa que adora bolos, também costumo fazer desta maneira, preparar com antecedência os bolo que requer uma decoração mais sofisticada, coberto com papel alumínio e dentro da forma também, costumo usar a desmontável para facilitar o trabalho!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa postagem. VOu salvar e sempre olhar. Sobre o bolo algumas dicas fui aprendendo com a experiência. Mais as outras vão me ser muito útil
    obrigada viu
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Sônia tudo bem??
    Nossa que delícia de blog, amei suas dicas, estou começando a fazer bolos de aniversário para fora, e suas dicas foram muito preciosas para mim!

    Deus te abençoe por compartilhar conosco!

    Bjs da Cris - Kitutis da Cris

    ResponderExcluir
  7. quero se possivel receber de vc dica para manipular pasta americana das que vendem pronnta porque nen sempre tenho tempo para faze-lo e tenho dificuldade pois ao coloca-lo o açucar para trabalhar a massa termina por ficar ressecada e endurecida e termina quebrando

    ResponderExcluir
  8. Belo blogue, adorei.
    Felicidades, muitas!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Sônia seu Blog é terrivelmente gostoso, a cada página que abri fiquei com água na boca! Um enorme beijo em seu coração, desculpe-me por começar a seguir seu Blog só agora! Criança pequena exige muita atenção, agora que ele está prestes a completar 2 anos tudo está ficando mais fácil. Vou aproveitar as dicas dos glacês e coberturas para fazer o bolo dele!

    ResponderExcluir
  10. Olá Sonia amei suas ficas, elas são perfeitas. Mas poderia me indicar qual cobertura usar antes de cobrir o bolo com a pasta americana. Pois uso o glacê de gordura e ela fica muito úmida. Socorro. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom ter gostado das dicas.
      Para que a pasta fique bem aderida ao bolo, você poderá usar uma geleia que não tenha pedaços.
      Espalhe bem sobre o bolo ela servirá como cola.
      Pode também usar doce de leite em pasta, estes não são gordurosos e colam bem a pasta americana.
      Espero ter ajudado.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi, meu nome é Angélica Salustiano, sou de Ananindeua, Pa. Sou completamente apaixonada por esse trabalho, que é mais do que isso, é um dom, que ezige muita delicadesa e cuidados, parabéns, um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Ola adorei as dicas nunca fiz nenhum bolo na vida mas semana que vem irei fazer para o aniversario de meu irmão e queria saber se você deixa eu postar a foto pra você dar uma olhada. Bjus

    ResponderExcluir
  13. nossa,mto bom,que Deus me ajude de um dia eu conseguir fazer estas obras de arte com tanta perfeiçao!!!

    ResponderExcluir
  14. obrigada por todas estas dicas ,estou a começar a fazer bolos para fora ,e estas dicas vão ser de muita utilidade.bjinhos e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Já vou tentar fazer, adorei seu blog! Parabéns!!!

    http://criativemodanoivaseestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amei as dica,faco bolos de vez em quando,mas agora pretendo comecar a fazer pra fora.com esses dicas tenho certeza que vai dar certo.gostaria de pedir dicas para que o bolo nao fique torto e fique reto,bonito!!!!

    ResponderExcluir
  17. olá, amei as dicas, gostaria de saber se o bolo com pasta americana tem que ser regado obrigatoriamente.
    se eu fizer um dia antes ele já fica mais firme.. mesmo assim preciso regar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom ter gostado das dicas.
      Para usar a pasta americana o bolo tem que estar bem lisinho, e se vc deixou na geladeira, retire um pouco antes de cobrir para que ele volte a temperatura normal. Não cubra com a pasta o bolo gelado, e não precisa umedecer novamente, apenas deixar o recheio ou creme que vc passou em cima do bolo bem lisinho.
      Espero ter ajudado.
      .

      Excluir
  18. Olá bom dia !!!!!!
    antes gostaria de agradecer por você dividir suas habilidades com muitos
    isso é uma dadiva de DEUS, que DEUS TE ABENÇOE .
    Gostaria de tirar uma duvida .
    o glacê de leite em pó e com açúcar de confeiteiro daquela marca famosa? ou com açúcar impalpável?
    por que se o açúcar impalpável tem amido de milho não ha possibilidade de molhar a cobertura?
    tb umas receitas falam ki o leite e integral outras receitas dizem leite desnatado .
    afinal me ajude qual açúcar , qual leite por favor me ajude minha filha vai casar em julho quero muito essa cobertura de leite em pó.
    me ajude por favor por favor tira minhas duvidas ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe a receita que eu uso de glace de leite em pó é esta:
      Ingredientes

      12 colheres (sopa) de leite em pó Ninho instantâneo
      12 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (Glaçúcar)
      1 colher (sopa) de emulsificante
      1 copo (tipo requeijão) de água gelada
      Modo de preparo
      Junte todos os ingredientes de uma só vez na batedeira.
      Bata em velocidade máxima até o ponto de glacê.
      Fica cremoso e não derrete com facilidade, além de poder ser saborizado ou pode acrescentar chocolate branco derretido a gosto.
      Esero ter ajudado

      Excluir

  19. OLÁ !!!!
    estou aqui outra vez nossa ki delicia seu blog amo d+++++ muito bom muito lindo tudo muito bem explicado amei .


    beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Preciso de uma dica.
    Vou fazer um bolo hoje e confeitá-lo somente amanhã a noite.
    Vou mante-lo na geladeira após recheado.
    Como ele só será consumido na sexta a noite, preciso saber se após confeitado, com glacê mármore, tbm devo mantê-lo na geladeira.

    ResponderExcluir
  21. Depende do recheio Tamara, se colocar na geladeira confeitado ele poderá ficar úmido, pode desmontar.
    Seria bom cobrir no dia da festa pela manhã.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Nossa seu blog é perfeitooooo, muito bom, me ajudou muito suas dicas são ótimas.
    Beijos e parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Se puder me ajudar.
    Eu comprei a massa pronta e quero treinar no bolo falso.Eu estico a massa e quando coloco em cima do bolo ele racha nas laterais do bolo.
    O que eu faço??O que estou fazendo de errado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nao sei se é o caso mas alguma dicas podem te ajudar.
      A pasta americana é sensível à umidade. Não pode ir à geladeira, nem ser aplicada por cima de algo gelado ou frio.
      Também, a pasta industrializada é mais seca mesmo e racha com mais facilidade, procure mantê-la em pote bem fechado para não entrar ar e ressecar.
      Se pequenas rachaduras aparecerem esfregue um pouquinho, delicadamente, com a ponta dos dedos ou rolinho a pressão e o calorzinho desfaz as pequenas rachaduras.
      Não use nunca, água!!! A água em excesso dissolve o fondant!
      Se a rachadura persistir você pode untar levemente os dedos com a margarina e alisar a rachadura até desaparecer. Tenha em mente que as rachaduras acontecem por 3 motivos:
      Demora em aplicar a pasta, a pasta foi aberta muito fina ou a pasta foi aberta muito grossa.

      Espero ter ajudado, beijos

      Excluir
  24. Mistura o doce na massa do bolo?? Se for, deve ficar incrível!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelas dicas, sempre fazia uma coisa errada...agora NINGUEM ME SEGURA!!!!!!!!
    Gentil e elegante.. e vc!!!!!
    Bjos e que o Senhor te abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia não sou experiente em pasta fiz uma com margarina pois não encontrei gordura vegetal, esta receita: 1 colher de cá de glicerina 5 colheres de agua 1 colher de Glucose 1 colher de gelatina + ou menos 7000 Gr de açucar confeiteiro impalpalvel.Só que depois de coberto rachou.um pouco em dois lugares obs aqui é muito quente.Me ajude obrigada.Francisca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui estão alguma dicas que podem te ajudar:
      no modo de preparo.
      A quantidade de açúcar é aproximada; de 500 a 600 gramas.
      Não esquente a água do banho-maria antes.
      A gelatina hidratada pode ser neutralizada.
      Para climas secos, aumentar a quantidade de glucose.
      Utilize corante em gel a pasta racha menos.
      Em clima quente ou úmido, aconselha-se, colocar um pouquinho a mais de açúcar e uma pitadinha de CMC.
      Em clima muito seco utilize um pouquinho a mais de glicerina para fins alimentícios.
      Coloque na hora em que estiver derretendo tudo em banho-maria.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  27. Boa tarde, obrigado por nos agraciar com todo o conteúdo de seu blog, está maravilhoso e de grande ajuda,.
    Gostaria de tirar uma dúvida, fiz o bolo de casamento de minha sobrinha e levei uma surra para abrir a pasta pronta pois é necessário sova-la um pouco para amaciar mas criava bolhas na hora de abrir e fazia um rachados quando ainda estava esticando. o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ivonete, a pasta pronta é um pouco difícil de lidar mas, voce pode seguir algumas técicas:
      Retire a pasta americana da embalagem, e coloque ela dentro de um saco resistente grande, e sove bem, assim você não precisa colocar açúcar impalpável para sovar a pasta. A pasta americana não gosta de água, então toda suprefície e utensílios usados devem estar bem sequinhos.
      Quando ela tiver bem macia e bem maleável, retire do saco e sove só mais um pouquinho na bancada limpa.
      Peneire açúcar impalpável na bancada, abra a massa já sovada com rolo, e transporte a massa no próprio rolo que abriu. Depois coloque , sobre a superfície do bolo maior primeiro, ele já deve estar já no local de servir, faça movimentos circulares com a palma da sua mão ou com a juda de uma espátula plástica, alise lateral e a superfície até ficar sem bolhas. Depois decore à gosto.
      Espero ter ajudado. Beijos

      Excluir
  28. Bom dia linda, seu trabalho é maravilhoso e obrigado por dividir seu conhecimento conosco, gostaria de saber qual a forma usada para a receita de bolo postada, uma forma retangular numero 4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ivonete, desculpe a demora da resposta. Sim, pode ser a n°4, ou voce pode dividir a massa em duas formas redondas, para fazer um bolo menor.
      Beijos

      Excluir
  29. Achei seu blog agora...ameiiiiii decidi fazer eu mesma o bolo de aniversário do meu filho de 1 aninho e seu blog está me ajudando muitooooo obrigada de coração!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Acabei de encontrar seu blog e ameeiiiii estou me preparando para fsta de 1 aninho do meu baby e decidi que vou fazer o bolo dele eu mesmo e seu bloy está me ajudando muitoooooo! Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Hoje encontrei " MEU PRIMEIRO AMOR que é seu bog"'Parabéns pelo seu trabalho,
    adorei as dicas e receitas
    E um beijo grande

    ResponderExcluir
  32. Parabéns,seu blog é maravilhoso,que o Senhor a abençoe por dividir conosco estou encantada.

    ResponderExcluir
  33. Jaço bolo a bastante tempo, mais sempre quero melhorar ...amei suas dicas.

    Silvia Souza - Mao-Am.

    ResponderExcluir
  34. amei as dicas e a receita ................ brigadinha bjs

    ResponderExcluir
  35. Ola boa tarde, gostaria de fazer uma pergunta eu vou tentar fazer a decoração simples do bolo da festinha de minha filha posso fazer o glacê com emulsificante e leite moça com quanto tempo de antecedência? desde já agradecida salane24@hotmail.com https://www.facebook.com/salielaisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Salane, este glacê é bem delicado o ideal é bater e já confeitar o bolo.
      Se voce fizer com muita antecedência ele pode ficar aerado ou dissolver.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Me da a receita dessa cobertura mari1973fur@hotmail.com obrigada!

      Excluir
    3. Me da a receita dessa cobertura mari1973fur@hotmail.com obrigada!

      Excluir
  36. olá! vou fazer o bolo de niver do meu filho e tenho muitas dúvida... Quero fazer dois recheios sendo um de leite condensado com coco e o outro de morangos frescos com creme. Quero decorar com mármore, então preciso saber se devo regar e rechear um dia antes e deixar na geladeira? E depois devo cobrir com chantilly antes do mármore? E como faço para grudar mármore em mármore para fazer detalhes? E como faço para tingir o mármore?Depois do bolo já prontinho devo guardar onde? O mármore só pode ser feito e utilizado no bolo no dia da festa? E posso utilizar o mármore para cobrir cupcakes e biscoitos?
    Deculpe por tantas perguntas, mas preciso de ajuda!
    Beijinhos de Ívina
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ívinaa, boa tarde.
      Vamos por parte, para esclarecer as dúvidas.
      Sim, você deve rechear o bolo antes e deixar na geladeira até a hora de confeitar.
      Pode usar corante para colorir o glacê, use corante gel.

      E, como o glacê mármore é mais úmido você pode colocá-lo direto sobre o bolo sem colocar chantilly. Com a ajuda de um saco plástico, abra a massa do glacê mais fina, coloque sobre o bolo e, nas laterais e passe uma espátula para alisar.
      Para grudar os detalhes use o glacê feito na hora que é mais molinho e gruda sem problemas, se não colar passe um pincel apenas molhado com água para juntar as partes.
      Ele tem que ser usado em no máximo 5 horas após o preparo.
      Enquanto manuseia deixe o restante coberto com pano úmido para que não resseque.
      Quando já estiver no bolo, pode ficar um dia na geladeira coberto.
      Pode ser usado sim em cupcakes e biscoitos.
      Espero ter ajudado e que o bolo do seu filho fique lindo, beijos

      Excluir
    2. obrigada! Esclareceu minhas dúvidas sim!
      beijinhos Ívina

      Excluir
  37. Oi,o anivérsario do meu filho vai ser dia 20 de julho(rs mas já estou me preparando),eu gostaria de saber se posso fazer o bolo dia 18 recheare confeitar dia 19 e congelar no mesmo dia pois vou colocar em caixinhas individuais,pois vou convidar mais de 600 pessoas(é impossivél ser menos)pois moro em um povoado onde tenho muitos amigos e nossa familia é muito grande ,tenho medo de fazer o bolo inteiro e não ser servido igualmente a todos os convidados! sendo assim preferir servir assim,aguardo anciosa a sua resposta. Josy rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, vou tentar te ajudar rsrsrsr.
      Veja as dicas:
      Bolo com glacê: a maioria pode ser congelada sem problemas, só evite congelar glacê ou coberturas que contenham cream cheese, ovo, creme fresco ou versões cozidas.
      O glacê doce pode ser congelado por até 4 semanas, e o creme de manteiga pode por até dois meses.
      Coloque o bolo com glacê no congelador até que a cobertura endureça. Em seguida, enrole em filme plástico ou papel-manteiga e termine com uma camada de papel alumínio. Você pode colocar em lata ou assadeira de alumínio para evitar que outros alimentos amassem o bolo, se for o caso de ter outras coisas no freezer.
      Deixe descongelar na geladeira. Isso vai prevenir que se forme uma condensação na cobertura e glacê.
      Espero ter ajudado, e que de tudo certo.
      Beijos

      Excluir
  38. Depois. Do bolo. Proto como. Faz pra. Tira. O cheiro. De ovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha pra tirar o cheiro de ovo do bolo pronto é muito difícil, eu sempre retiro a pele da gema antes de bater.
      Li uma vez que passar açúcar de confeiteiro sobre o bolo quente ameniza o odor.
      Outra dica que li é passar sobre o bolo uma camada de farinha de trigo e depois retirar com o pincel.
      Mas não posso garantir, o melhor mesmo é retirar a pele da gema antes, e usar baunilha ou raspas de limão antes de bater.

      Excluir
    2. Ácido cítrico tbm e ótimo para retirar o odor do ovo, mas tem que ser usado ao bater a massa.

      Excluir
  39. Sônia boa noite! Gostei da receita do bolo acima. Gostaria de saber se esse bolo pode ser regado e recheado e que tamanho fica. Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Sônia boa noite! Gostaria de saber se esse bolo pode ser regado e recheado e que tamanho fica. Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Depois de pronto sem o recheio, o bolo será de 3 kilos, agora depende do recheio e cobertura, que poderá deixá-lo com até 5 kilos.

    ResponderExcluir
  42. Sônia boa noite. Estava fazendo um bolo de aniversário pra minha mãe. A cobertura seria pasta americana. Mas minha sogra faleceu um dia antes da festa. O bolo tá congelado. Gostaria se saber como vou proceder com o descongelamento desse bolo. A festa será no próximo domingo. Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Marisa, sinto muito pela sua sogra, que Deus console sua família.
      Desculpe a demora da resposta pois estive doente e não pude responder antes.
      O bolo deve ser descongelado retirando o papel alumínio e deixando somente envolto no filme plástico.
      O melhor é descongelar dentro do refrigerador.
      Depois passe a cobertura de fixação e pode usar o glacê desejado.
      Lembrando sempre que, um bolo descongelado deve ser consumido em no máximo 24 horas (segundo a "Cartilha de Segurança Alimentar do Senai") segurança é muito importante.

      Espero ainda ter dado tempo de te ajudar. Beijos

      Excluir
    3. Sônia que indelicadeza a minha. ..nem agradeci pela ajuda. Deu tempo de ajudar sim...Obrigada! De servi todo o bolo no mesmo dia. Queria te enviar uma foto dele. Por aqui é possível? Bjis no coração!

      Excluir
  43. Comprei um bolo com pasta americana. Como posso guardar por períodos maiores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, se o bolo já estiver cortado, você pode separar em porções enrolar em plástico filme depois em papel alumínio e levar ao freezer.
      O bolo inteiro nunca congelei, deve dar certo mas a aparência pode ficar prejudicada pois o açúcar da pasta americana vai umedecer.
      Mas, mesmo fora da geladeira, o bolo coberto com pasta americana dura muito mais tempo do que um bolo sem. O açúcar é um conservante poderoso e a pasta ainda evita que o bolo resseque e tenha sua textura e sabor alterados, algo que certamente acontece em bolos sem pasta. Para garantir uma durabilidade, que pode chegar a 4 ou 5 dias
      Na geladeira voc pode cobrir com filme e papel alumínio e guardar por uma semana.
      Espero ter ajudado, beijos

      Excluir
  44. bom dia
    o que faço com o glace toda vez que coloco o corante ele perde o ponto,fica mais amolecido. o que faço para endurece lo novamnte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliene, bom dia.
      Se você usar corante liquido e o glacê ficar mais mole mesmo, adicione mais um pouco de açúcar de confeitar, até conseguir o ponto de novo..
      Corante em gel, deixa cor concentrada e é mais fácil atingir o tom certo. Também gosto dele pela consistência,
      não deixa o glacê amolecer, embora seja mais caro.

      Espero ter ajudado, beijos

      Excluir
  45. Amei teu blog!!! serei presença cativa... estou começando agora a fazer encomendas de bolos de aniversário e amei as dicas. Bjos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha muito sucesso Adriana. Beijos obrigada

      Excluir
  46. Mim ajude querida preciso fazer um bolo minha cliente quer ele decorado com glacê real sendo q todo bolo coberto pelo glacê q ponto deixar ele pra cobrir td bolo e alisar ele receberá animais de pasta americana em cima posso confeitar ele um dia antes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendado cobrir todo o bolo. A característica do verdadeiro glacê real é secar e endurecer. Ao cortar o bolo; trincará toda a cobertura. Mas se mesmo assim for usá-lo deixe-o mais macio e pode cobrir o bolo um dia antes de decorar com os bichinhos.

      Excluir
  47. Eu te aconselharia a cobrir o bolo c o glace mármore e deixar o glace real somente para fazer os detalhes. Assim vc pode colocar os bichinhos.

    ResponderExcluir
  48. Sônia bom dia! Preciso da sua ajuda...Vou fazer um bolo e ele tem que render 20 porções. Qual o tamanho que devo assar esse bolo? Desde já agradeço a ajuda. Bjos no seu coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa, que bom ter ajudado fico feliz.
      Quanto ao tamanho do bolo eu calculo de 100 a 120 g de bolo pro pessoa então para 20 pessoas seria um bolo de 1 a 1,5k. tem uma tabela que ajuda com o tamanho da forma:

      Tabela Wilton:
      Retangular Retangular
      35cm x 25cm = 48 fatias
      40cm x 30cm = 65 fatias
      45cm x 30cm = 74 fatias
      50cm x 40cm = 110 fatias
      55cm x 45cm = 136 fatia
      75cm x 45cm = 180 fatias
      45cm x 35cm = 100 fatias
      50cm x 40cm = 130 fatias
      75cm x 45cm = 200 fatias

      Redonda: Redonda
      15 cm = 12 fatias
      20cm = 24 fatias
      25cm = 38 fatias
      30cm = 56 fatias
      35cm = 78 fatias
      40cm = 100 fatias
      35cm = 50 fatias
      40cm = 70 fatias
      45cm = 80 fatias
      50cm = 100 fatias

      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada por responder! Já tô né sentindo sua amiga íntima rsrs....e vou abusar mais um pouco. Qdo vou utilizar o chantilli, ele dá umas bolinhas de ar e acaba comprometendo o trabalho. O Q fazer para não dar as bolhas? Acho q é na hora de por dentro da manga pq na batedeira reparei q não fica assim. Desde já agradeço.

      Excluir
    3. Oi Marisa, que bom poder ajudar. Já me sinto sua amiga também:).
      O seu chantily enche de bolinhas porque você deve estar batendo mais do que o necessário, se estiver usando chantilly industrial é só colocar mais um pouco e misturar. Mas se estiver usando chantilly fresco,você perdeu.
      Veja estas dicas:
      O chantilly vegetal industrial é mais fácil para confeitar bolos,e de bater também,basta seguir as instruções da embalagem:
      gelar durante 12 horas, e se tiver calor por no congelador durante 1 hora sempre virando a caixa,bater em velocidade media a baixa até formar buraco no meio da tigela ao levantar o batedor. Se amolecer pode bater novamente contanto que ainda esteja gelado, ou adicionar leite em pó até que fique firme,caso ainda não fique no ponto coloca uma colher de emulsificante para sorvete.

      Já o chantilly fresco requer mais cuidado,o creme de leite fresco deve estar "bem" gelado,a tigela e batedor da batedeira também.
      Bater com açúcar até formar um buraco no meio ao levantar o batedor, pare de bater, não bata muito pois vira manteiga.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode perguntar se eu souber e puder ajudar será um prazer.
      Beijos

      Excluir
    4. Sônia , como é bom ter vc como amiga. Suas dicas são ótimas. Meu chantilli da super certo depois q vc me ensinou. Obrigada! Feliz 2016! Para vc e sua família!

      Excluir
    5. Oi Marisa, muito obrigada, que bom podermos partilhar o que aprendemos e ajudar os amigos. Tudo de melhor para nós sempre.
      Um grande beijo!

      Excluir
    6. Desculpe invadir assim o seu blog, mas adoro aprender coisas novas e ensinar o que sei, por isso faço muitas perguntas e respondo algumas que fazem pra vc. Obrigada pelas oportunidades. Bjo grande.

      Excluir
  49. Oi Sônia,preciso de ajuda....num video a menina ensina a usar a pasta americana direto no bolo e pra grudar os detalhes por cima dessa pasta que seria o fundo (no caso a pele do rosto do papai noel) ela ensina utilizar agua,mas vc disse q não pode...então o que devo passar no bolo antes de aplicar a pasta (comprarei pronta) e o que devo passar no lugar da agua pra grudar os detalhes? E mais uma duvida (rsrs) acho que não vou conseguir fazer um bom acabamento nas laterais com a pasta,então posso finalizar só as laterais com um glace de leite ninho que suporta o calor ( feito com leite em pó, glacucar,emulsificante e agua) ? Ou vc pode me recomendar algo pra essa finalização (fácil por favor,pois sera meu br primeiro bolo que não é no potinho rsrs....desde já,muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamara, estava fora sem internet e acho que não pude responder-te há tempo.
      Mesmo assim, para colar os enfeites você pode usar glacê real, doce de leite, ganache, que não irão interferir no acabamento do seu bolo.
      A água só pode ser usada em pequena quantidade desde que o enfeite não esteja seco.
      Desculpe a demora, espero ter ajudado

      Excluir
    2. Tamara espero poder te ajudar com algumas dicas: o acabamento nas laterais vc pode usar glace real. Receita simples: duas claras, meio kilo de glacucar e algumas gotas de limão. Bata na batedeira até dar o ponto de glace. Enquanto estiver usando deixe o q sobrou na bacia tampado c pano de prato úmido para mão ressecar. Bjos

      Excluir
  50. Olá Sonia, é a primeira vez que vejo teu blog, já li todos os comentários e adorei! Acabei fazendo bolos, algo inimaginável para mim, nunca fiz cursos,mas com ajuda da internet tenho me safado. Tenho muitas dúvidas e acho que achei o que sempre procurei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudar com as informações que tenho aqui.
      Obrigada e volte sempre.

      Excluir
  51. Faço bolos para uma empresa de eventos, que está sempre a cobrar bolos perfeitos, cobertos com pasta americana fina e sem imperfeições, para mim é um problema, pois os bolos são finos e altos,uso pasta industrializada. A receita que você publicou será mais fácil de colocá-la com perfeição??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirce, pode ser mais fácil sim, pois ela é mais macia um pouco do que as industrializadas.
      Depois me fala se ficou melhor para você cobrir.
      Um abraço e obrigada pela visita

      Excluir
  52. Olá!!!
    O bolo que será decorado com pasta americana deve ser feito um dia antes de ser decorado e colocado na geladeira, quando for decorar, retirar duas horas antes da geladeira....esse processo ñ estraga o bolo? TEnho medo do recheio azedar....só uso recheios cozidos, nada de frutas e chantily...porém minha cidade é muito quente...posso fazer dessa maneira sem medo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalie, na minha experiência, se você estiver usando recheios cozidos e sem frutas frescas, não terá o problema de azedar. Mas, procure decorar bem próximo da hora de servir o bolo. Espero que tudo dê tudo certo. Beijos

      Excluir
  53. Sônia boa tarde! Td bem com vc? Espero que sim... tá eu aqui mais uma vez com minhas dúvidas.o bolo naked cake tem que ser uma massa especial Ou pode ser o pão se lo mesmo? E o recheio pode ser qquer um? Ou tem algum recheio específico? Obrigada desde já. .bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa, pode ser o pão de ló sim, mas se quiser fazer um bolo amanteigado também fica ótimo e bem saboroso.Os recheios você pode escolher a seu critério mas seria interessante contrastar a cor da massa com o recheio. Por exemplo massa escura recheios claros como o de coco, cream cheese, leite ninho Massa clara combina com recheio de chocolate, frutas vermelhas, doce de leite...
      Espero ter ajudado.
      Beijos

      Excluir
  54. Ajudou muito Sônia! Só esqueci de perguntar com relação à calda. Qto posso molhar esse bolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, você pode fazer a montagem

      Colocar o primeiro no prato de servir.

      Molhar o bolo, procurando não encharcar, a calda pode ser de açúcar com especiarias..
      Espalhar o recheio que deve ser mais consistente
      Colocar a outra parte do bolo e molhar,
      Se for enfeitar com frutas por cima, coloque no meio da camada de cima um pouco de creme parafixar melhor as frutas.
      Faça isto na véspera e guarde o bolo na geladeira.
      Finalizar no dia seguinte,
      Antes de servir polvilhe açúcar de confeiteiro sobre as frutas, se não usar frutas pode polvilhar o açúcar sobre a última camada do bolo.

      Beijos, sucesso!

      Excluir
  55. Olá Sônia, estou tentando aprender a fazer bolos aqui para minha esposa e gostei das dicas. Vou utilizá-las sempre. Parabéns pelo blog. Abraços

    ResponderExcluir
  56. oi Sonia!

    Muito legal esse post.

    Voce saberia dizer quanto tempo a pasta americana fica bonita para um bolo fake. ou seja, com quanto tempo de antecedência do evento o bolo fake de pasta americana pode ser feito?

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, obrigada pelo carinho.

      O bolo fake, principalmente com pasta americana dura bastante tempo sem ficar feio, tem pessoas que alugam um bolo váias vezes.

      Pode ser feito até com até uma semana de antecedência, ele fica bem sequinho e não amarela ou perde a cor.

      Espero ter ajudado, beijos

      Excluir
  57. Boa tarde🌸fiz um bolo de noiva tipo pernambucano com vinho... e tudo de direito, fiz hj segunda posso enconfeita lo no sábado e ele não ficará estragado pois dizem que o vinho conserva... mim responda🌸agradeço antecipadamente. Escrevo na conta de meu filho😀😀😀

    ResponderExcluir
  58. Olá, o bolo pernambucano, tem uma duração bem longa, no freezer dura até 1 ano. Se foi feito sem frutas frescas não terá problema, os ingredientes frescos é quefzem o bolo estragar. Espero que fique ótimo. Beijos

    ResponderExcluir
  59. Bom dia, como seus bolos são maravilhosos eu gostaria de fazer umas perguntas se for possível. Pretendo fazer meu primeiro bolo recheado para minha filha vou fazer o bolo na quinta feira a tarde, rechear e cobrir na sexta a tarde. Eu preciso por o bolo sem recheio de quinta para xexta e o bolo que rechearei na sexta feira para comer no sábado de manhã? Eu vi em sites que se por o bolo na geladeira ele fica seco apesar de molha-lo. O bolo serás de cacau e recheado com trufas de chocolate e coberto com ganache. Será que se eu deixar fora da geladeira o creme de leite que é usado vai estragar o bolo? Também vou ter que fazer uma receita no liquidificador ou bater a mão pois não tenho batedeira e pretendo fazer um bolo bem fôfo.
    obrigada se puder responder
    Lenir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode rechear o bolo de véspera, cobrir com papel alumínio e levar a geladeira, retirar duas horas antes de cobrir.
      A calda para umedecer o bolo também é muito importante na conservação. Use água filtrada, açúcar, especiarias e ferva por 15 minutos para matar qualquer bactéria..
      Bater o bolo à mão dá um bom resultado.
      Use sempre ingredientes frescos e de boa qualidade.
      Conserve o bolo em local fresco, sem ficar exposto ao calor, até a hora de servir.

      Espero ter ajudado

      Excluir
  60. Obrigada, vou fazer como você disse, por na geladeira.
    bjos
    Lenir

    ResponderExcluir
  61. Ola...estou aqui pela primeira vez,e vi suas dicas maravilhosas,estou começando a trabalhar com bolos agora e tenho uma duvida,preciso fazer um bolo de cinco quilos,como eu sei o tamanho da forma e a quantidade de ingredientes pra alcançar o peso que preciso...Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sol, espero que de tudo certo pra você nesta nova carreira.
      Eu vou lhe passar uma receita que recebi de outra pessoa, ela disse que é infalível, o bolo fica perfeito, fácil de cortar e rende um bolo do tamanho que você pediu.
      Ai vão as receitas:
      Receita Pão de ló de Baunilha
      600g de farinha de trigo
      10 g de fermento pó
      500g de açúcar
      50g de emulsificante para bolo
      250 ml de àgua
      8 ovos
      10ml de essência de baunilha
      Bata os ovos com o açúcar a água e o emulsificante na batedeira.
      Junte a farinha e o fermento, aos poucos até montar
      Vai ficar bem crescida, espalhe na forma e alise bem.

      Receita de Pão de ló de Chocolate
      500g de farinha de trigo
      10 g de fermento pó
      500g de açúcar
      50g de emulsificante
      250 ml de água
      8 ovos
      100g de chocolate em pó 50%
      Feito da mesma forma que o outro

      Tamanho da forma : 30cm x 40cm x 6cm de altura
      Temperatura do forno 180°
      Tempo de cozimento 40 minutos
      Rende um bolo de 4 ou 5 quilos dependendo do recheio
      Espero ter ajudado, sucesso.

      Excluir
  62. O que é emulsificante? Vivo em Portugal, vejo receitas de vários países incluindo do Brasileiro e nunca tinha visto emulsificante. Gostava muito de saber. Se fizer esta receita em forma redonda qual o diâmetro que devo usar? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A assadeira maior que temos aqui tem 25 de diâmetro por 10 cm de altura, e serve para um bolo de no máximo 4 quilos. Para um bolo maior ou você usa a assadeira retangular ou faz mais uma massa para aumentar uma camada de bolo.

      A função do emulsificante é incorporar ar durante o batimento da massa, facilitando uma mistura mais uniforme entre os ingredientes, principalmente entre aqueles que não se misturam facilmente (como água e óleo, por exemplo), porém, em menos tempo. Bolos que levam emulsificantes ficam mais firmes e aeradas e não necessitam de tantos cuidados para não abaixar antes de irem ao forno. O aditivo também proporciona maior volume à massa, o que resulta num bolo leve e maior, ai em Portugal pode ser encontrado em lojas que importam do Brasil, eu acho. Um beijo

      Excluir
    2. Muito obrigada pela sua resposta. Vou tentar encontrar aqui. Um beijo de agradecimento

      Excluir
    3. Parabéns pelo blog e generosidade em compartilhar tanto conhecimento, também adoro cozinhar e trabalhos manuais😃. Aprendi muito com você e os comentários. Beijos

      Excluir
  63. Boa tarde Sônia, pretendo fazer um bolo com massa de pão de ló e recheio de mousse de leite ninho. Minha dúvida é, posso fazer o bolo e rechear na quinta de noite para ser decorado somente no sábado de manhã? Minha intensão é rechear o bolo dentro da própria forma, para que o mousse fique firme e não escorra pelas laterais e cobrir com plástico filme para não ressecar na geladeira. Corro o risco do bolo ficar ruim? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre faço o bolo na véspera, mas acho que não vai estragar não, se conseguir deixá-lo na geladeira depois de decorado até a hora de levar para o local da festa, acho que não terá problemas. Sucesso, beijos

      Excluir
  64. Olá boa noite,encomendei o bolo da minha filha um mês antes da festa(cometi erro na hora do email)E de pasta americana e esta congelado ele azeda?Socorrooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você fizer o descongelamento de maneira correta, pouco tempo antes da festa ele não vai azedar. Mas a pasta americana pode amolecer e não ficar com aparência muito boa. Espero ter ajudado beijos

      Excluir
  65. Ola bom dia. Primeiramente quero parabenizar pelas otimas dicas e saber se alguem sabe me informar o seguinte: Eu fiz um curso de confeitaria no Brasil mas agora moro na Italia e gostaria de continuar com meu trabalho. Alguem sabe quais os produtos (aqui na Italia) que equivalem ou substituem os materiais da pasta ELASTICA. Obrigada.

    ResponderExcluir
  66. Ola Sonia! Parabens pelo blog são dicas excelentes.
    Tenho uma dúvida
    Tenho um bolo para ser entregue confeitado com glacê mármore. Em relação a massa eu posso usar de pão de ló ou o ideal é massa amanteigada?
    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina.
      Obrigada pelo carinho.
      A massa amanteigada é excelente para esculpir é saborosa e mais firme. Mas eu prefiro o pão de ló, acho mais delicado, e o resultado é ótimo!
      Espero ter ajudado.
      Beijos

      Excluir
  67. so tenho a agradecer por você compartilhar seu aprendizado conosco.feliz de conhecer o blog e ver o quão humilde e educada tu es

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde! gostaria de saber se posso colocar o bolo coberto com o glacê mármore na geladeira e depois
    colocar os detalhe com pasta americana?

    ResponderExcluir
  69. Amei as dicas estou com um bolo para fazer, mais não sou profissional, quero deixar prensado ja recheado com o ganache um dia antes, queria saber se pode

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por vir visitar-me, sinta-se à vontade e volte quando quiser.
Deixe aqui seu recadinho.
Vou ficar muito feliz.
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

DOCE DE ABÓBORA DE PANELA DE PRESSÃO

CAPONATA NAPOLITANA