sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quantas horas você precisa dormir?

Os cientistas dizem que os seres humanos precisam, em média, de cerca de oito horas de sono por noite. Mas estudos mostram também que essa necessidade varia grandemente de uma pessoa para outra.

Uma auto-análise franca pode determinar se o seu padrão de sono é saudável ou se você tem débito de sono.

Os especialistas geralmente apontam as seguintes evidências de um sono saudável:

▪ É fácil pegar no sono sem recorrer a remédios. Você não se sente tão inquieto ou ansioso a ponto de não conseguir dormir.

▪ Você raramente desperta no meio da noite, mas quando isso acontece, logo consegue dormir de novo.

▪ Você acorda de forma natural por volta da mesma hora toda manhã e em geral não precisa de um despertador.

▪ Depois de levantar-se e começar suas atividades, você se sente acordado e razoavelmente alerta o dia inteiro.
Sugestões práticas para dormir melhor

Para os que ocasionalmente sofrem de insônia, alguns especialistas dão as seguintes sugestões práticas:

1. Não tome bebidas alcoólicas nem estimulantes como café ou chá preto perto da hora de dormir. Muitos acreditam erroneamente que bebidas alcoólicas os ajudarão a pegar no sono. No entanto, estudos clínicos mostram que, embora a princípio talvez o ajude a dormir, o álcool pode fazê-lo perder o sono no meio da noite.


2. Pare de fumar. Uma autoridade no assunto disse: “Os fumantes têm muito mais dificuldade para pegar no sono, visto que o cigarro aumenta a pressão arterial, acelera a freqüência cardíaca e estimula a atividade cerebral. Os fumantes também costumam despertar mais no meio da noite, possivelmente devido aos sintomas de abstinência.”


3. Evite estímulos físicos ou mentais intensos pouco antes de se deitar. Fazer exercícios contribui para o sono adequado, mas não se forem feitos imediatamente antes de ir dormir. Tentar resolver problemas difíceis ou realizar tarefas que exijam esforço mental pouco antes de se deitar pode impedi-lo de relaxar, dificultando o adormecer.


4. Procure deixar o quarto silencioso, escuro e, se possível, fresco. Na questão de como o barulho afeta o sono, considere um estudo bem divulgado realizado com pessoas que moravam perto de certo aeroporto e diziam que, com o tempo, não ouviam mais os aviões. Quando seus padrões de sono foram examinados, constatou-se que suas ondas cerebrais haviam registrado cada pouso e decolagem! Os pesquisadores concluíram que os examinados perdiam, em média, uma hora de sono de qualidade por noite em comparação com pessoas que moram em lugares mais silenciosos. Plugues de ouvido ou outros métodos de redução de ruídos teriam sido de muita ajuda para que eles pudessem ter um sono tranqüilo. Alguns acreditam que um ruído de fundo (neste caso um som grave, constante e uniforme), como o produzido por um ventilador, é especialmente útil caso se precise abafar sons externos.


5. Cuidado com os remédios indutores do sono! Há cada vez mais provas de que muitos remédios recomendados para induzir o sono causam dependência, perdem a eficácia com o uso prolongado e têm efeitos colaterais nocivos. Se forem realmente necessários, tais remédios só devem ser utilizados em tratamentos de curto prazo.


Visto que a insônia pode ser ocasionada pelo estresse, acredita-se que um dos segredos de um sono saudável é tornar sossegado e agradável o período antes de ir dormir. 


Deixar de lado as preocupações do dia e fazer algo prazeroso, como ler, pode ser de ajuda. 


Evidentemente, é muito proveitoso seguir a orientação bíblica: “Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus; e a paz de Deus  . . . guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais.” — Filipenses 4:6, 7

5 comentários:

  1. Que coisa boa essas dicas.
    Uma boa noite de sono é tudo, para que o dia seguinte seja agradável.
    Valeuuuuuuuuu!!

    bjs........

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  2. Que otimas dicas...
    Eu durmo bem, não posso reclamar.

    Bjão

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  3. Sonia adorei suas dicas, super interessante ficarmos atentos ao nosso sono, bacana mesmo!!!, desejo à vc e família um ótimo fim de semana, bj♥kas, Ana, ;)...

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  4. Oi miguinha!
    Passei para te desejar um lindo fim de semana!!
    bjosss

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  5. Sonia, confesso que há muito tempo, não durmo bem.
    Eu durmo aos picados, como dizem...
    Ainda não consegui, me reeducar.
    Abraços pra você.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

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