CUSCUZ PAULISTA

O cuscuz paulista é uma espécie de bolo salgado feito com farinha de milho,  azeite, água e muitos temperos, sendo assim cada um tem sua receita. O mais tradicional  (lembro que minha avó fazia) é feito com temperos verdes, cebola, tomate, ervilhas, ovos cozidos, palmito e sardinha.
Este foi feito com milho, ervilha peito de frango desfiado, pimentão e mais uns temperinhos que gosto.
É bem fácil de fazer e da para usar os legumes que tiver em casa  variando o sabor.
Pode ser servido como prato único ou como acompanhamento de uma refeição. 
Espero que gostem.

INGREDIENTES
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
300 g de molho de tomate
15 azeitonas pretas picadas
1 lata de milho verde escorrido
1 lata de ervilha escorrida
2 ovos cozidos
1/2 peito de frango cozido e desfiado
1/2 pimentão vermelho e 1/2 verde
1 tomate em rodelas
1 xícara de caldo de galinha fervente
2 xícaras de farinha de milho
4 colheres (sopa) de farinha de mandioca
Salsa picada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora


PREPARO
Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até que comecem a dourar. 
Adicione o frango desfiado, as azeitonas, o milho verde, a ervilha, 1 ovo cozido picado e metade do pimentão picado.
Tempere com sal e pimenta, misture tudo e deixe cozinhar por 5 minutos.
Junte o caldo fervente e as farinhas de mandioca e milho.
Mexa por 5 minutos até obter uma massa lisa e homogênea. 
Deve estar soltando do fundo da panela.


Distribua o outro ovo cozido e cortado em rodelas, o tomate e o que sobrou do pimentão (em tiras) pelo fundo e laterais de uma forma redonda com furo central. 
Disponha a massa do cuscuz, precionando bem no início. 
Preencha com o resto da massa, mas agora sem pressionar tanto.
Deixe amornar.
 Desenforme.
Sirva morno ou frio!

Comentários

  1. Sonia querida, que engraçado, a receita que tinha do seu blog lá na minha lista de blogs favoritos era a do bobó de camarão, eu nem tinha percebido que estava datado dia 23. Acho que o blogger está com problemas mesmo, e agora apareceu essa receita, do cuscuz, aliás adoro cuscuz e o seu é bem parecido com o meu quando faço de frango. Ficou lindo e certamente delicioso...beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  2. Eu não posso ver receitas de cuscuz que lembro da minha mãe, toda vez que vamos à casa dela é um dos pratos que ela sempre faz para o meu filho, adorei a receita, ficou bom demais!

    Um grande beijo,
    Andréa....

    ResponderExcluir
  3. Este cuscuz deve ser delicioso!

    Bjos, felismina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sonia, algumas receitas nos fazem viajar no tempo, para lugares e momentos que são marcantes em nossa vida.
    Minha avó sempre nos recebia com cuscuz, que delícia lembrar.
    Ficou lindo! delicioso eu seu que é.
    Mácia Maria

    ResponderExcluir
  5. Soninha menina ja engordei uns 3 kg so de olhar kkk.
    Que delicia vou querer provar este tambem parece tão bom kkk.


    Aff vc me mata de fome com estas gostozurassss que vc posta aqui.Esta de comer so com os olhos de tão lindo este prato ai que delicia.



    Beijinhos minha querida otima semana.

    ResponderExcluir
  6. Sonia, é bão mesmo!

    Faz um tempinho que não faço um, acho que me animei vendo o seu...

    Deu fome...

    Beijos e ternuras.

    ResponderExcluir
  7. Sonia querida!
    Acredite se quiser,nunca comi cuscuz.
    Esse está com uma cara ótima!
    Vou pegar sua receita,fazer e depois te dizer se gosto.
    Pelos ingredientes não creio que corra o risco de não gostar.
    Uma ótima tarde prá você!
    Beijos.
    Claudia.

    ResponderExcluir
  8. Querida Sonia, tudo bem?
    Que bom que você postou esta receita de cuscus. Sabe, é uma das coisas que mais gosto de comer, mas, não sei porque não consigo fazer bem. E acho, que nunca tentei muito, só sei que não dava muito certo.
    Bom! qualquer dia destes vou fazer a sua receita.
    Obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. OI Sonia!!!!
    Amo esse cuscuz e não sabia fazer heheheh agora eu sei!!!!
    obrigada!!!!
    beijos doces flor!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. FICOU COM AQUELE ASPECTO DE QUERO MAIS..E MAIS.
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Nunca comi esse tipo de cuscuz, mas tenho curiosidade.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sónia vim espreitar o teu cuscuz, tem um aspecto delicioso, há que tempos não como essa iguaria!Queria fazer, mas acho que vou começar com uma versão mini, não sei se o povo daqui de casa vai gostar!Quanto ao couscous que viste lá no meu blogue não tem nada a ver com esse do Brasil, é feito com uma espécie de massa de trigo moída fina, que depois é hidratada e misturada com o que se quiser, é um prato de influência marroquina, acho eu, também muito bom...Acho que aí no Brasil também deve vender este produto.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Olá Lina, vende sim, até fiz há um tempo e postei aqui no blog.

    este Paulista é mesmo diferente do marroquino, mas tão saboroso quanto.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por vir visitar-me, sinta-se à vontade e volte quando quiser.
Deixe aqui seu recadinho.
Vou ficar muito feliz.
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

DOCE DE ABÓBORA DE PANELA DE PRESSÃO

CAPONATA NAPOLITANA

AS DICAS E TÉCNICAS PARA UM BOLO PERFEITO