BREVIDADE

A receita de hoje é um bolo tradicional da minha família.
A  minha avó fazia, minha mãe e minhas tias fazem.
Para acompanhar o tradicional cafézinho das visitas recebidas aos sábados  à tarde!!
E é uma receita deliciosa, tão leve que some, derrete na boca, mas para isso precisa ser muito bem batida.
Claro que hoje em dia contamos com a ajuda da batedeira, mas minha avó batia a mão mesmo, e ficava levinho sem cheiro de ovo.
Existe uma variação desta receita feita com maizena, mas a que eu conheço desde a infância é feita com polvilho doce.
Vamos a receita: 
Brevidade
        Ingredientes

300 grs de açúcar refinado
300 grs de polvilho doce
7 gemas
1 ovo inteiro
Raspas de 1 limão, caso queira um sabor de limão ( eu não uso, gosto do sabor dela ao natural)

Modo de fazer

·        ligue o forno em uma temperatura de aproximadamente 200ºC, para pré-aquecer.
·        com o auxílio de uma peneira, peneire o açúcar junto com o polvilho.
·        coloque o resultado na tigela da batedeira, abra uma cova no centro, adicione as gemas, as claras e a casca de limão.
·        antes de começar a bater, cubra a batedeira com um pano (senão você vai polvilhar a cozinha inteira!)
·        bata como se fosse pão-de-ló, por cerca de 15 minutos ou até fazer bolhas na massa.
·        retire a casca de limão e asse no forno pré-aquecido, em forminhas de alumínio bem untadas, por 25 minutos aproximadamente ou até dourarem e crescerem.


Espero que gostem

Uma linda mesa para inspirar.

Beijos

Comentários

  1. Nossa Sônia, amo Brevidade e irei tentar fazer esta receita, bjos querida.

    ResponderExcluir
  2. hum.... acho que vou fazer uma pausa para o cafézinho....

    ResponderExcluir
  3. Gente!
    Brevidade é a cara da minha avó! Que saudades...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ótima ideia para acompanhar um chá ou café com os/as amigos/as. Simples e delicioso! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sonia!
    Brevidade para mim tem gosto de infância...lembro até hoje de um comercial de tv que era da maisena...eu sempre que via pedia para minha mãe fazer!
    Bom feriado, beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  6. Dona Sônia;primeiramente prazer em conhece-la, meu nome é Rúbia.
    há tempo venho procurando uma verdadeira receita de brevidade, minha mãe sempre fazia em casa , mas não sei porque motivo ultimamente não acerta mais a receita da minha vozinha.troco essas tortas e bolos decorados de hoje em dia para uma simples brevidade.monha mãe ficará muito feliz se a receitar funcionar ; provávelmente ela se lembrará da minha avó , que antes de falecer pediu para ela fazer a brevidade , graças à Deus a receita tinha dado certo, mas foi a ultima fez....
    um grande abraço
    Rúbia

    ResponderExcluir
  7. É a receita que eu procurava!!!! Igual a da minha nonna e da minha mamma!!!

    ResponderExcluir
  8. D. Sônia eu fiz, mas ficou muito doce. Não poderia diminuir o açúcar? Por favor, me responda. Rsrsrsrs. Bj e boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar 200g de açúcar se preferir menos doce.Ah e não se esqueça de tirar a pele das gemas para queo gosto de ovo não fique muito forte.
      Beijos

      Excluir
  9. Amo brevidade! Vou fazer! Obrigada! :D

    ResponderExcluir
  10. Amo brevidade! Lembro da minha infância, minha mamãe linda fazia muito, agora com está receito eu vou fazer para ela. Obrigada por dividir a receita conosco. Um beijo Sonia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por vir visitar-me, sinta-se à vontade e volte quando quiser.
Deixe aqui seu recadinho.
Vou ficar muito feliz.
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

DOCE DE ABÓBORA DE PANELA DE PRESSÃO

CAPONATA NAPOLITANA

AS DICAS E TÉCNICAS PARA UM BOLO PERFEITO