DICAS DE COZINHA


Olá, trago hoje para vocês dicas de cozinha, algumas minha mãe me passou há muito tempo, outras eu fui garimpando aqui e ali.
Acho que são muito importantes, principalmente para quem está começando a cozinhar. Quando eu casei e comecei a me aventurar na cozinha com mais freqüência, estas dicas ajudaram muito.
Vamos a elas:

Aves, Carnes e Peixes

Colocando uma colher de azeite sobre a carne, verificará que ela se tornará mais macia e saborosa.

Para fazer bife ou peixe à milanesa, utilize apenas a clara do ovo, evitando que o óleo espume durante a fritura.

Para que a carne fique mais saborosa, salgue-a depois de frita ou assada, e não enquanto estiver crua.

Para amaciar bifes, espalhe sobre a carne um pouco de leite de mamão verde, deixando apenas alguns segundos.

Quando for dourar qualquer pedaço de carne, será mais rápido e melhor, se estiver bem seca e a gordura da panela bem quente.

Para bife de fígado ficar macio, nunca pingue água. Deixe-o de molho no leite frio antes. Meia hora antes de servir, tempere e frite em gordura bem quente. Aproveite o leite, depois, para o molho.

Para amolecer o coxão duro ou qualquer outra carne, basta deixá-lo 15 minutos no caldo de abacaxi: Isso ocorre porque o abacaxi tem uma enzima, a bromelina, que quebra a estrutura protéica da carne, o que favorece o corte.

Ovos

Evite colocar ovos gelados em água quente, pois podem rachar. Mas, se tiver que fazê-lo, fure-os com um alfinete na extremidade redonda antes de deitá-los na água.

Para cortar ovos cozidos em fatias sem esfarelar a gema, passe a faca na água fria.

Para que um ovo trincado não se quebre ao ser cozido, adicione uma colher de vinagre ou suco de limão à água do cozimento.

Para retirar a casca de ovos cozidos com maior facilidade, ponha-os em água fria logo após terem sido cozidos.

Para saber se um ovo está cozido ou não, faça-o girar sobre uma mesa. Se estiver cozido girará facilmente.

Cereais e Grãos

Juntando gotas de limão na água em que será feito o arroz, resultarão grãos mais soltos e mais claros.

Para requentar o arroz, derrame-lhe antes um pouco de água fervente. Coloque a panela em banho-maria durante 10 minutos, mexendo lentamente.

Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela ao fogo até secar.

Para tirar o cheiro e o gosto de queimado do arroz, coloque a panela destampada em cima de uma toalha molhada.

Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão. Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo de 3 a 5 minutos. Espere esfriar um pouco para abrir.

Frutas e Hortaliças

Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para não escurecer.

O creme de abacate não escurece se for colocado dentro da vasilha, o próprio caroço, ou uma colher de aço inoxidável e guardar na geladeira.

Para empregar abacaxis em gelatinas, estes deverão ser em lata ou cozidos, pois crus evitam o congelamento por conterem enzimas.

Faça um suco de abacaxi diferente: coloque as cascas da fruta de molho em um litro de água. Deixe de um dia para o outro na geladeira. Depois coe e adoce a gosto.

Ao invés de cortar o maracujá ao meio para fazer suco experimente cortar só a ponta.Assim vc nao desperdica o caldo e tira a polpa de uma só vez.

Se o abacaxi que você comprou está muito azedo, ao cozinhá-lo com açúcar, em panela de pressão ou normal, para qualquer tipo de recheio ou outro doce qualquer, experimente colocar uma pitada de bicarbonato de sódio. O abacaxi perde o azedo e fica doce.


Leites e Derivados

Antes de por o leite para ferver, passe a leiteira em água, umedecendo-a por dentro. Evitará que o leite queime no fundo da mesma.

Você evitará que o leite derrame ao ferver, se colocar uma colher dentro da leiteira.

Para que o leite não absorva os outros odores da geladeira, guarde-o sempre em uma vasilha tampada.

O queijo não endurecerá ou ressecará se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.

Bolos, Doces, Pães e Massas

Para evitar que o bolo grude no recipiente em que for levado à mesa, polvilhe a travessa com açúcar de confeiteiro, antes de colocar a massa.

Se a parte de baixo do bolo queimou, experimente retirar a parte queimada com um ralador de queijo.

Se ao desenformar o bolo, este estiver grudado, coloque a forma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo se soltará perfeitamente da forma.

Para que as passas e outras frutas não caiam no fundo da forma quando assar o bolo, convém passá-las na farinha de trigo.

Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma forma com água na prateleira superior do forno.

Aromas, Frituras e Manchas

Deixe para picar o pimentão após a cebola; ele tira o cheiro de cebola das mãos. Para tirar o cheiro do pimentão, basta lavar as mãos com sabão neutro.

Uma colherinha de vinagre posta na água em que se fervem as verduras, evita o odor desagradável que estas desprendem após fervidas.

Para tirar o cheiro de peixe das mãos, lave-as com vinagre e água ou com sal e água.

O cheiro das garrafas térmicas pode ser retirado quando deixadas com uma solução de água quente e sal por 10 a 15 minutos.

Para que a geladeira não fique com cheiro, ponha pó de café em um cantinho.

Sabe aquelas formiguinhas que estão sempre rodeando a pia ou o seu armário? Pois e só colocar alguns cravinhos da índia que elas vão embora rapidinho.

Outras

Para evitar que a água ferva e derrame, adicione um pouco de manteiga ou óleo de cozinha à água. Arroz e macarrão não transbordarão ou grudarão.

Para abrir a garrafa de vinho sem abridor, faça água quente correr pelo gargalo da garrafa. O calor expande o vidro, fazendo com que a rolha pule fora.

Para que o azeite não fique rançoso, coloque um pouco de açúcar no recipiente em que ele é guardado.

Para obter um excelente adubo para as suas plantas, bata no liquidificador as cascas das batatas.

Utilizar saco plástico transparente (um embaixo e outro por cima) para abrir massas com rolo. Desta forma não se faz necessária muita farinha, não faz sujeira e a massa fica da espessura que quiser.

As azeitonas só devem ser colocadas nos recheios por último, pois, se ferverem muito, deixarão um sabor amargo.

Para evitar que o bacon enrole, mergulhe as fatias em água fria antes de fritar.

Quando cozinhar batatas, para maionese ou a tradicional bacalhoada, após escorrê-las tampe-as com um guardanapo ainda dentro da panela para que o vapor seja absorvido e não fique nas batatas. Deste modo elas não ficarão aguadas.

Quando cozinhar beterrabas, junte um pouco de açúcar que conserva-lhes o sabor e reaviva a cor.

Espero que sejam úteis.

Um beijo a todos e bom começo de semana.

Comentários

  1. Puxa vida! E quanto aprendizado hein! Boas dicas, algumas vc já tinha me dito. Mas a maioria não. Muito bono! O posto ficou muito legal! bjs!

    ResponderExcluir
  2. suné:

    Cada dica legal, menina.

    Vc me lembrou um livro que acabo de ganhar da minha tia: Sebastiana Quebra-galho!

    Mas esse livro tem dicas boas como as tuas. Afff, terei de anotar tudo que vc escreveu...hehehe

    Beijooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por vir visitar-me, sinta-se à vontade e volte quando quiser.
Deixe aqui seu recadinho.
Vou ficar muito feliz.
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

DOCE DE ABÓBORA DE PANELA DE PRESSÃO

CAPONATA NAPOLITANA

AS DICAS E TÉCNICAS PARA UM BOLO PERFEITO